domingo, 11 de setembro de 2011

O IMPÉRIO BIZANTINO


Col. Est. Dep. Manoel Mendonça
Prof.: Cássio Vladimir de Araújo 
Série:    1° Ano 
Disciplina:   História


Capítulo 10 – Império Bizantino (Pg. 99)

  • Constantinopla
Também chamada de Bizâncio, cidade fundada por marinheiros gregos em 657 a.C. Situada na passagem do mar Egeu para o mar Negro, Bizâncio era um importante entroncamento das rotas comerciais que integravam os dois continentes (Europa e Ásia).
Constantino (Imperador Romano em 330), devido a crise no ocidente, transferiu  a capital do Império Romano para Bizâncio e reuniu arquitetos, engenheiros e artesãos para remodelar a cidade, ordenando a construção de novas estradas, casas, igrejas, muralhas e outras edificações. Para a população, a cidade passou a se chamar Constantinopla, em homenagem ao seu fundador.

  • O Império Bizantino
No século VI, o Império Bizantino, praticamente, dominava a área mediterrânea, alcançando os três continentes que o circundam. Foram incorporados: no continente europeu, as penínsulas Balcânica e Itálica, estendendo-se a norte até a Bulgária e o extremo sul da península Ibérica; na Ásia Ocidental, a região sírio-palestina e Ásia Menor, englobando a Turquia e ocupando quase todo o litoral do mar Negro; e na África, todo o litoral norte, alcançando grande extensão do Egito.

  • A população do Império Bizantino
Havia grande número de escravos; os pobres recebiam do Estado, gratuitamente, alimentos e diversão (meio empregado para controlar os descontentes). Os trabalhadores livres, porém, eram mal remunerados e muitos viviam desabrigados nas ruas, porque o preço das moradias era muito elevado. Ainda assim, as condições de vida em Bizâncio eram consideradas as melhores do império.

  • Revolta de Nika
Nika foi uma revolta popular contra a opressão dos governantes e a cobrança de elevados tributos para custear gastos militares e demais despesas do império. As tensões sociais extravasaram num movimento de protesto contra as injustiças. A revolta iniciou-se no hipódromo, aos brados de nika, nika, (vitória, vitória), e adquiriu o caráter de rebelião contra o imperador (que tentara interferir no resultado da competição). Foi duramente reprimida, e quase 35 mil pessoas foram mortas.


  • Realizações na área do Direito
A área do Direito foi a mais destacada durante o governo de Justiniano. Foi elaborado o Código de Justiniano, que serviu de base para a legislação de muitos países ocidentais, incluindo o Brasil.

  • Cesaropapismo
Cesaropapismo é a união dos poderes estatal  e religioso, dando ao governante o comando do Estado e a proteção da Igreja. No Império Bizantino, essa união não foi pacífica, havendo muitos conflitos entre os imperadores e os papas. Os conflitos culminaram, em 1054, com o Grande Cisma do Oriente, isto é, a divisão do mundo cristão em duas Igrejas: a Igreja Católica do Oriente, conhecida como Igreja Ortodoxa, e a Igreja Católica do Ocidente, conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana.

  • A economia bizantina
Era baseada no comércio (com a agricultura como atividade fundamental). O desenvolvimento das atividades urbanas (principalmente a manufatura de artigos de luxo) também teve muita importância. Outro aspecto que interferia na economia eram as condições dos trabalhadores urbanos e rurais.

  • A cultura bizantina
A cultura bizantina caracterizou-se pela integração do Oriente com o Ocidente, a importância do Cristianismo e a grande influência da Igreja; a diversidade no campo da arte.
A produção cultura bizantina, incluindo as realizações no campo da arte, integrava o luxo e o exotismo orientais como o equilíbrio e a leveza da arte clássica greco-romana. As principais realizações foram: a construção de igrejas com cúpula (arquitetura); a arte do mosaico, empregando pedra e vidro coloridos sobre um vidro claro, recoberto por ouro em folhas; a produção de esculturas, que serviam aos ideais religiosos, utilizando ouro, marfim e vidro em estatuetas caracterizadas por cores vivas e pelo aspecto místico.

  • Conseqüências da conquista de Constantinopla pelos turcos
As principais conseqüências foram: a migração de intelectuais bizantinos para a península itálica (o que exerceu influência sobre o movimento conhecido como Renascimento) e o aumento nos preços e os impostos cobrados dos comerciantes europeus que se abastecem de produtos orientais em Constantinopla. Com isto os europeus foram obrigados a buscar novas rotas de comércio dando início ao processo das grandes navegações.

Fonte Bibliográfica:
COTRIM, Gilberto, História Global – Brasil e Geral, volume único, 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

Vídeos:
O Império Bizantino - vídeo 1 

O Império Bizantino - vídeo 2 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.